Entenda a sua fome e saciedade – leptina

Moda fitness e praia

Entenda a sua fome e saciedade – leptina

ENTENDA A SUA FOME E SACIEDADE

CONHEÇA A AÇÃO DA LEPTINA E SUA RELAÇÃO COM O EMAGRECIMENTO E EXERCÍCIO FÍSICO 

 

Relação entre gordura corporal e a leptina:

De maneira breve, o tecido adiposo é um órgão que armazena energia em forma de gordura e tem capacidade endócrina de produzir e liberar na corrente sanguínea diversos hormônios e adipocinas com funções de regulação do metabolismo. Conhecido como o hormônio da saciedade, comentaremos neste texto sobre a leptina. Isso lhe ajudará a entender de maneira resumida a sua fome e saciedade, além do porquê da dificuldade de seguir uma dieta para emagrecimento ou ganho de peso.

 

Ação da Leptina

 

Vamos entender a ação da leptina nos seguintes casos:

  • Leptina X pessoa com peso saudável
  • Leptina X pessoa com obesidade

 

Leptina em pessoas saudáveis:

O ciclo da leptina acontece de maneira harmônica em pessoas saudáveis dentro de uma faixa de peso ideal. Após uma refeição, a leptina é liberada do tecido adiposo e estimula nosso cérebro a suprimir o apetite (saciedade) e a aumentar o metabolismo. Existe assim uma relação direta entre a quantidade de tecido adiposo e níveis de leptina, de modo que o aumento da reserva de gordura eleva os níveis de leptina no sangue.

Assim que o corpo sente a necessidade de se alimentar novamente, níveis de leptina são reduzidos para que tenhamos fome. Além disso, o estômago, quando vazio, produz e secreta outro hormônio, a grelina, responsável pela sensação de fome no cérebro.

No caso de pessoas com composição corporal saudável, o funcionamento correto desses hormônios facilita a manutenção de um estilo de vida com hábitos alimentares saudáveis e prática de exercícios físicos, sendo mais fácil seguir uma dieta para definição corporal.

 

Leptina em pessoas com obesidade:

Já em pessoas com sobrepeso ou obesidade, o excesso de leptina de forma crônica na corrente sanguínea causa uma disfunção nos receptores desse hormônio no cérebro, verificando-se defeitos nos mecanismos de sinalização para supressão da fome. Assim, paradoxalmente, apesar dos níveis elevados da leptina no sangue, essa resistência ao hormônio faz com que a pessoa não se sinta saciada, aumentando a ingestão alimentar em um ciclo vicioso.

Percebe a dificuldade que é gerada para se iniciar e dar continuidade a uma dieta em uma pessoa nesta situação? Dentre tantos outros motivos, já que a obesidade é um fator multifatorial a ser discutido em outros textos, essa é uma das razões pelas quais vemos tanta gente em eternos processos de emagrecimento com efeito-sanfona, ou seja, pessoas que emagrecem um pouco e logo engordam tudo outra vez.

Nesses casos é de extrema importância a ajuda de um nutricionista, acompanhamento médico e de um profissional de educação física. O erro da maioria das pessoas é achar que podem fazer tudo sozinhas.

 

Exercício físico, leptina e regulação do apetite: 

Há na literatura uma grande discussão sobre a eficácia do exercício físico na regulação da fome. Porém, os resultados ainda estão controversos. A maioria diz não haver diferença no consumo calórico após a atividade física. Alguns dizem haver aumento na ingestão e outros demonstram uma supressão do apetite. Estes últimos, porém, mostram que exercícios de alta intensidade promovem a supressão, principalmente se forem de longa duração. O problema disso é que a grande maioria da população não pode realizar exercícios de alta intensidade e longa duração, como atletas, pois a chance de lesão é altíssima.

Estudos realizados em pessoas obesas têm demonstrado que o exercício físico realizado de forma crônica, ou seja, a longo prazo, é capaz de reduzir a concentração de leptina no sangue. Isso porque o treinamento físico planejado e estruturado ajuda na redução do tecido adiposo.

Assim, podemos concluir que, apesar de uma sessão de treino sozinha não parecer regular a fome/ apetite, nem alterar a concentração de leptina no sangue, a prática de exercício físico de forma crônica pode ajudar a regular o mecanismo de sinalização desse hormônio. Isso mostra mais um motivo de como a prática de exercício é extremamente importante no processo de emagrecimento.

 

 

ENTENDEU DE ONDE VEM A SUA FOME E SACIEDADE?

COMPARTILHE COM QUEM POSSA SE INTERESSAR PELO ASSUNTO

 

Referência bibliográfica para o texto – Entenda sua fome e saciedade:

MACHADO W, MONTEIRO ER, SALERNO V. Leptina e exercício físico: mecanismos para controle do peso corporal. RBPFEX – Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, [S.l.], v. 9, n. 54, p. 471-480, mar. 2016. ISSN 1981-9900. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/791>. Acesso em: 22 Out. 2017.

CANEVALI Junior LC, LIMA WP, ZANUTO R. Exercício, emagrecimento e intensidade do treinamento: aspectos fisiológicos e metodológicos. São Paulo: Phorte, ed 2, 2013.

Tags: , , , , , , , , ,